-
Arquitetos: Zani Arquitetura
- Área: 240 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Guilherme Siqueira
-
Fabricantes: Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. No projeto da Residência AT, localizada em um condomínio de chácaras, identificamos a melhor estratégia para implantação e organização espacial do projeto a partir do perfil natural do terreno: o bloco do pavimento térreo repousa no terreno, delimitando o acesso social, através dos pórticos em concreto. Na outra extremidade, o bloco suspenso abriga, sob seu balanço, a garagem e o setor de serviços no pavimento inferior.
A fachada principal, voltada à orientação de predominância dos ventos, recebeu o painel ripado de madeira, permitindo ventilação cruzada e permanente no interior da residência, conferindo privacidade e sua relação com os espaços externos, formando também a composição estética da obra.
Internamente, a cobertura inclinada aparente leva iluminação natural para os espaços sociais através da sua treliça de apoio e, em caráter compositivo, demonstra a intensão de criarmos uma dinâmica espacial entre os ambientes, criando contraste entre a tipologia das construções regionais e o volume prismático externo que o oculta da vista de quem transita pelo condomínio.
A composição com materiais brutos e naturais e a continuidade espacial entre interior e exterior norteou a adoção dos painéis de madeira e sua permeabilidade, extraindo o máximo potencial das condicionantes naturais do terreno e suas vistas.